quinta-feira, 22 de junho de 2017

QUANDO SE PERDE O CONTATO COM A TORRE

Tem um matéria na BBC (http://www.bbc.com/portuguese/geral-40309307) em que Stephen Hawking  faz uma apelo para que o homem volte a lua para o bem da humanidade. As razões para isso ser um bem são:
1-                 Unir os países em torno de um objetivo comum, com um “novo propósito” Como em 1960. Corrida espacial, unir? Claro que com tudo que ocorre no mundo hoje como a nova onda de direita, a guerra na Síria, a fome, a injustiça, a corrupção, o ódio, tudo que nos falta mesmo é uma boa ida para a lua para nos entreter porque a realidade é realmente insuportável.

2-            Devemos sair logo deste planeta, pois não temos mais espaço nem recursos. ( Ainda temos como consertar)
3-                 Podemos sofrer outro impacto de asteroides (Isso é da vida, não?).

Ai eu fico pensando que ele é uma pessoa muito respeitada, inteligente e tal, mas que esse tipo de pronunciamento demonstra claramente que as suas ideias perderam  a conexão com  a realidade.  Sim.
Precisamos de entretenimento de acordo com Stephen, precisamos torcer para que o homem conquiste novos planetas porque este está pequeno. Encontrar outro planeta para explorar  é a esperança do capitalismo, é o seu desespero, pois precisa eternamente se expandir para se manter e sabemos que os recursos naturais, a matéria prima em breve se esgotarão.  Então esse desespero se materializa nessa ideia. Só que penso ainda que mesmo dentro deste pensamento capitalista tudo tem limite porque olha só Sr. Stephen:
Estamos vivendo um momento em que não precisa o homem ir a lua para que nos alienemos e nem isso vai unir nações em objetivo comum. Porque já somos alienados ao capital e os países estão já todos reunidos em torno de um mesmo ideal que é o capital. Estamos contentes com as lindas imagens de Saturno e passamos horas olhando as fotos da NASA, mesmo com o mundo desabando aqui dentro.  Stephen está tudo bem é você quem está por fora, planejamos ir a Marte, na lua parece que não tem nada, Sr. Stephen, sabe, somos capitalistas e precisamos estar sempre inovando. Beijos de Luz.